Quero contar-te em poucas palavras este cantinho da sua vida.
Ela é muito forte...pois cuida de mais dois irmãos e uma prima, e vive com a avó.
Esta senhora que vês na foto foi a sua mãe. Digo foi, porque não continua com os filhos. Mas está bem...concordo contigo: “É e será sempre a sua mãe!” Foi-se embora e vem a casa de dois em dois anos com mais um filho que deixa aqui nesta casa para que a avó cuide de todos.
A prima com uns quatro anos é filha de uma tia com perturbações mentais, e não se sabe onde pára agora. A avó já é idosa e quem tem de cuidar de todos é a Carmen Rosa.
Lava a roupa e também faz de comer quando a avó não pode. É ela que antes de ir para a escola deixa as coisitas preparadas para os mais pequenitos. Na verdade, preocupa-se que haja leite e pão em casa e tudo o resto. Por isso ela é forte e corajosa, mas também muito jovem. Faz de pai, mãe e de irmã mais velha!
Vivem nesta casota com muito poucas condições. Para a fotografia de grupo, fez questão de a fazer no seu jardim. A casa de banho é lá atrás...!
Quando visitei nestes dias, a senhora mãe dos meninos estava casualmente presente, e a preparar batatas para todos...também para o gato que até estava já a comer a sua parte. A avó tinha saído naquele momento.
A casa de tábuas encostada à parede de tijolos do vizinho, tem buracos por todos os lados. Estas crianças tossem muito..., não sei que possa ser. Sei como se pode evitar! Não tenho muito tempo para pensar. Há apenas que decidir.
Estou a contar-te esta história algo triste, mas pura e genuína, para reafirmar a minha gratidão a todos os que de uma maneira ou de outra tem visitado e colaborado com o
Centro de Solidariedade:
“Mão Amiga de Fátima”.
As “cerejas” ai recolhidas vão entrar nesta casa.
Com essa preciosa ajuda, vamos já nestes próximos dias fazer uma casita nova também de madeira e com telhas a sério. Uma cama mais, e uns roupas...!
Ainda bem que vi uns três gatos por ali..., ao menos estou certo que os ratos deixarão em paz estas crianças.
Há outros Mini-projectos de que vou dando notícia.
CARMEN ROSA, menina que a vida fez de MULHER,infância roubada....lição! De responsabilidade. de generosidade, de AMOR!
ResponderEliminarAo vê-la com os pequeninos junto às flores comparo-a com essas mesmas flores:da mesma forma que as flores são um grito de vida nessa paisagem de terra e pedras assim ela é para eles o rosto do Amor, da segurança, da esperança de que necessitam para crescer e que não me parece que encontrem onde deveria estar. Os olhos tristes, o rosto apreensivo estão muito distantes da sua pouca idade!!! GRANDE MULHER!!!
Um grande abraço para si mas também para todos eles