De Fátima em Missão na América Latina: Brasil

DONOS DO CÉU

domingo, 18 de maio de 2008

Retalhos 1

Retalhos
Senhora de Fátima. Bonito. Os corpos suados de um calor humido, e já ao terminar o dia davam por isso o toque final para um dia (do Senhor como dizem os padres) bem vivido.
No abraço da paz, o gozo de alegria levou-me a percorrer todos os banquitos cheios e saudar efectivamentes a todos. Havia muitas crianças e isso é mais giro com elas. Aí, sim que era comunhão antes de tomar o próprio Cristo no Seu Corpo, e onde os nossos corações já se uniam cá na terra bem pertinho uns dos outros; mas certamente muito mais em espírito. Aquele “ter alguem no coração” que nós às vezes dizemos é tão ipócrita e mentiroso... aí senti, senti isso....! Partilhar a dura tristeza de nascer pobre!

Presenciar e estar dentro deste tom cinzento que a vida assumiu: a pobreza do Terceiro Mundo! Comunhão! Sim, com Cristo pobre. Ele é pobre de tudo aqui. Até de saúde, de higiene , de limpeza....De facto o pouco perfume do sabonete da manhã que ainda restava de um dia com o povo simples, nada mais era que um único...graças a Deus por tudo o que me dás e permites ser hoje! Todo para todos num sentimento de amor PURO. Pois sim, puro:
porque já tinha ultrapassado as barreiras dos cheiros que afastam!
porque já estava com todos!
porque nada nos separava de entre os sentidos!
porque eles estavam dentro de mim!
porque já faziam parte de mim ....!
porque eu ....era eles!

(sabe bem libertar-se de tudo, e vestir as “roupas” dos outros, porque os “outros” podíamos ser, ou ter sido nós, e aqui... isso acontece...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ecos das minhas pegadas.
Para estar mais perto.