De Fátima em Missão na América Latina: Brasil

DONOS DO CÉU

domingo, 10 de maio de 2009

Rosário nas Favelas

MÊS DE MAIO – MÊS DE MARIA
O Rosário
Existem tradições deliciosas ligadas ao mês de Maio. Famílias se reúnem para “a reza do Terço”, exercitando seu carinho para com a Mãe de Deus e Mãe dos homens, numa das mais antigas formas de culto praticado no interior dos lares...
A palavra rosário vem da palavra latina Rosarium que significa "campo de rosas".
A Rosa é uma flor que tem simbolismo cristão. A Rosa é símbolo das missões. Cada vez que se reza uma Avé-Maria é uma Rosa que se oferece a Nossa Senhora.

É na boca da tradição que se ouve "não há rosa sem espinhos", mostrando assim por um lado a beleza da rosa e o seu perfume e por outro as dificuldades e sacrifícios que lhe estão associados, mas quando se oferece uma rosa a alguém, pensamos sempre na flor, no que é belo, frágil, perfumado, doce, ...
Na maioria das capelas e igrejas, isso repete-se igualmente desde tempos remotos, com as celebrações marianas diárias. A piedade com que, diariamente, ou louvores à Virgem sobem ao céu, é comovedora! É com leituras bíblicas, com músicas marianas, com o desfiar das cinquenta “Ave Marias” e das reflexões enriquecedoras, que este mês especial acontece.
Em alguns lugares, essas tradições talvez sejam mais fortes ou mais bonitas, até mesmo pela simplicidade com que são repetidas ou pelo lugar e da forma como é rezado. É o caso do rosário nas favelas deste Bairro São João em Contagem.
Evidências da fé e da devoção a Nossa Senhora que se continua, que se confirma e se alarga, no coração e nos gestos que voltam, a cada Maio que chega. Bem certo que nós Missionários não nos cansamos de repetir:
POR MARIA A JESUS.
Ela é o meio mais perfeito, mais seguro e mais breve para chegar até seu filho Jesus.

No pátio de uma casa ou até mesmo no meio da rua, começam a chegar as pessoas com cadeiras e bancos que trazem de casa. Uma forma de ‘rezar o Terço” no meio da rua. Costumes que se repetem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ecos das minhas pegadas.
Para estar mais perto.