De Fátima em Missão na América Latina: Brasil

DONOS DO CÉU

terça-feira, 18 de novembro de 2008

O pão que não há em casa

A alegria da partilha. O pão que não há em casa, encontra-se nos numerosos comedores-cantinas. As instituições da Igreja tem encontrado nesta ajuda, a forma mais concreta de estar presente junto dos mais pobres.



Nos vários Comedores que se encontram na zona de Huaycan (arredores de Lima), alguns são mantidos pela Paróquia e por outras instituições Católicas. E diga-se a verdade, estes são bem mais apresentáveis e a comida é muito melhor.

Há pois, muitas destas cantinas populares do governo, que se apresentam muito degradadas....! Alguns dos que tenho visto são apenas um local rodeado por umas paredes de madeira e com esteiras a servir de tecto. O pó abundante faz com que nada pareça limpo e asseado!


Estas fotos que aqui publico são da Cantina-Comedor da Irmã Goretta. Nele estão inscritas cerca de 200 crianças que o frequentam ao almoço e ao jantar. Das várias vezes que por lá passo, tenho sempre um pouco de vergonha em fazer fotos (regra geral, o que sucede sempre); mas desta vez, depois de uns caramelos... e de umas cocegas aos mais pequenitos, lá disparei umas...!

Muita alegria. Rostos provados pela pobreza, mas alegres na mesa! Por momentos, o convívio parece apagar tantos vazios e incertezas dos que apenas conhecem o presente. Sim...o presente de hoje, porque o amanhã não existe!

"Tive fome

e destes-me

de comer..."

Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ecos das minhas pegadas.
Para estar mais perto.