De Fátima em Missão na América Latina: Brasil

DONOS DO CÉU

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Para que, em mim, tenhais a paz.


Vista de Huanuco (Paucarbamba) A vida em Huanuco vai indo um pouco ao sabor da liturgia. Começamos o mês de Maria, e ainda bem! Com Nossa Senhora as coisas até correm melhor. Há dificuldades, mas essas desvanecem-se!
Digo isto, porque ao querer fazer deste mês Mariano um pouco mais do meu apostolado, encontrei resistências. Há de facto muita inveja, e a até uma ciumeira de alguns colegas.
Brevemente: Eu tenho por hábito dar rosários a toda a gente. Quem me conhece sabe que jamais iria ganhar dinheiro à custa do anúncio do Reino! Jamais na minha mente cabem ideias oportunistas no sentido de me aproveitar de quem quer que seja; se não apenas com o objectivo de fazer crescer a Fé, e para o bem das almas. Não quero, nem desejo comprar amizades para mim, senão para Jesus!
Sinto contudo que por vezes até estou a mais! Não porque o faço, mas como o faço! Com Amor! Isso incomoda. A incapacidade ou limites de alguns colegas, leva-os a retraírem-se e a fazer de simples funcionários dispensadores dos Sacramentos...! Eu não me contento só com isso! Desejo criar amigos. Amigos que o sejam também sobretudo de Jesus e de Maria. A minha amizade para com todos transforma-se em empático Amor de Deus. Gastar 28 soles, cerca de 9 euros para jantar umas batatas com rodelas de salsichas com uns jovens que das seis da tarde até às 10h da noite (Rosário, S. Missa e Catequese) era tudo o que comiam nesse dia...! O carinho e a estima que desejo, e quero nutrir com este povo simples e pobre, tem como objectivo levar o AMOR de DEUS. Nada mais! Ora isso por vezes não é visto com bons olhos. Há quase uma perseguição. Daí o comentário ao Evangelho de hoje que penso se encaixa bem, e a minha intenção em partilha-lo convosco. Ainda hoje, ao comprar um saco de 50kg de arroz para os pobres, que custa apenas 20 euros, não quer ser um gesto para afirmação de mim mesmo...até porque esperaria fosse interpretado como e apenas Solidariedade. Mas não! Tinha que haver a crítica.... e isso às vezes desencoraja! Vamos rezando e amando para sentir a Paz dentro do coração. Isso, a PAZ INTERIOR:



Evangelho segundo S. João 16,29-33.
No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança.
S. Siluane (1866-1938), monge ortodoxo, nos seus Escritos Espirituais

"Disse-vos isto para que encontreis em mim a paz"
Não foi o próprio Senhor quem disse: "O Reino de Deus está em vós" (Lc 17,21)? É agora que começa a vida eterna. Peço-vos, meus irmãos, fazei a experiência! Se alguém vos ofender, vos caluniar, vos roubar o que vos pertence, mesmo se for um perseguidor, rezai a Deus dizendo: "Senhor, nós somos todos tuas criaturas, tem piedade dos teus servos e conduz-lhes o coração à penitência". Então, sentirás a graça na tua alma. Naturalmente que, ao princípio, tens de fazer algum esforço para amares os teus inimigos; mas o Senhor, ao ver a tua boa vontade, ajudar-te-á em todas as coisas e a própria experiência te mostrará o caminho. Pelo contrário, aquele que medita coisas más contra os seus inimigos não pode possuir o amor nem conhecer Deus.

Não sejas nunca violento para com o irmão, nunca o julgues, convence-o na mansidão e no amor. O orgulho e a dureza roubam a paz. Ama, portanto, aquele que não te ama e reza por ele; assim, a tua paz não será perturbada.

2 comentários:

  1. Ola padre Luis! tudo bem por ai? pelo que leio no seu blog esta satisfeito e a desempenhar uma missaão meritoria, ainda bem e não se deixe desanimar pelas incompreensões, pois isto de fazer bem ao proximo nem sempre e compreendido e muitas vezes aqueles que menos fazem são os mais criticos, mas Deus que tudo vê lhe dara a recompensa não foi ELE que disse: o que fizerdes ao mais pequenino dos meus irmãos a mim mesmo o fazeis? Ao lr a sua pagina veio-me a ideia um pensamento de J Paul Schmitt que não resisto em mandar-lhe, diz assim:
    " Não te preocupes por seres mal compreendido, preocupa-te antes por não seres mais compreensivo"
    Um abraço amigo com desejos de uma boa missão
    MPalma

    ResponderEliminar
  2. ola,p.luis td bem?Hoje ao ver o seu blog,axo um pouco pra baixo,não desanime,lembre-se que não está só.Que Jesus,e Sua mãe estão consigo.E o que voce faz,é por "ELE".Não importa o que as outras pessoas possam pensar,importa sim é poder "DAR"aquilo que muitos não são capazes,continue.bjh de uma amiga

    ResponderEliminar

Ecos das minhas pegadas.
Para estar mais perto.