De Fátima em Missão na América Latina: Brasil

DONOS DO CÉU

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Cabe sempre mais um

No meio da vegetação, e pelas estradas ora de pó ora de lama, Jesus está encontrando corações dispostos a recebe-Lo!


Das muitas peripécias que as longas viagens na Selva nos reservam, estão algumas bem lindas!
A presença do exército ao longo das estradas, evita as possíveis acções de saques e assasinio do terrorismo: Sendero Luminoso.


Recordo que quando passamos para Uchiza, ao logo da estrada tivemos umas três horas parados à espera de poder reparar um furo. Nisto aparece um jovem que vinha da escola e pedia boleia com o pneu em baixo! Pode esperar uma hora até que finalmente pudéssemos repartir.


Pelo caminho contou-nos a sua vida e as dificuldades que tinha em casa... os seus 5 irmãos.... O seu maior desejo seria de poder continuar os estudos depois deste ano na Universidade. Por outro lado sabia que não podia negar a oportunidade aos irmãos mais novos de eles poderem chegar onde ele havia chegado nem tão pouco comprometer a alimentação deles ... teria então de ficar por ali! Tive pena!

As casotas onde se vive...


As fardas são obrigatórias nas escolas públicas, mas muitos não tem possibilidades.
Muita alegria...



Cerca de 20 crianças em cima da camioneta, pelos caminhos assim...é uma aventura... .... para nós! Eles já se habituaram!
Continuando a história....
O nosso colega mais próximo vivia a Novo Progresso, que distava uns 30 Km. Demos uns rosários para toda a família, e uma camisola. Ele olhou para a cruz que eu trazia, e pediu onde podia arranjar uma igual. Dei-lha. Fiquei contente.
Falamos dele posteriormente com Padre Luigi, missionário Monfortino que trabalha em toda esta zona rural e também deste jovem.

Uma semana depois quando estávamos de regresso por aquelas bandas a fim de preparar com o colega uma pequena festinha numa capela; um dos jovens que estava pela estrado à espera duma boleia era mesmo esse jovem.

Como ele ficou feliz! Não cabia de contente! Disse ao padre Luigi Pedretti que até nem se importava de ser assim como nós sacerdotes...! Aí.... mostrou a cruz que um tal lhe tinha dado uma semana antes....e disse: Até já tenho uma cruz de Missionário! Rimos...!


Catorze dos que levamos na nossa camioneta de caixa aberta prometeram que estariam presentes no sábado para ajudar o padre Luigi na festa dessa aldeia!

É frequente encontrar gente na berma das estradas para irem de boleia.... Há poucos transportes, e é uma sorte não ter que andar a pé.


Optamos por levar só miúdos da escola.
Na próxima semana um médico nosso amigo de Lima oferece 10 dias para ir fazer um rastreio grátis das epidemias infantis. Irá de aldeia em aldeia e desta vez as crianças serão as mais sortudas! Já me disse que tem de levar um caixote de aspirina e antibióticos e anti-inflamatórios. Diz ele que um antibiótico salva uma vida. De facto, uma simples infecção é suficiente para a pessoa deixada a si mesma, sem qualquer assistência passar aos anjinhos!
Deixo algumas imagens!

Tudo mexe... e roda...
Não importa como se vai... importante é mesmo chegar!


Por vezes dá para rir mesmo...!


Mais um dia de escola...

2 comentários:

  1. olá.
    espero que ao receber esta minha simbolica mensagem lhe vá alegrar alegrar esse coração bondoso cheio de amor para com os outros e que a nossa senhora de fatima o proteja nessa sua caminhada de vem fazer bem haja continue eu todas as noites quando me deito nas minhas orações rezo por si e pesso para que deus o proteja nessa sua missão e que brevemente nos encontremo-nos para estarmos todos juntos.
    com respeito á missão de chegar todos a fatima gracas a deus chegamos todos uns com mais dificuldades mas lá chegamos.
    um abraço deste seu amigo dani forca

    ResponderEliminar
  2. Carissimo amigo padre Luis
    Que a tua luz inunde o ser e a alma de quem encontras pelo teu caminho. Anima-te com as palavras da fé e deixa-te seduzir pela alegria que irradias aos que te são proximos.
    “O olho é lâmpada do corpo … Lc,11:29-32 - “ Do nosso olhar soltar-se-á a luz que habita na nossa alma… Como pode um filho caminhar na obscuridade da noite da vida se a lâmpada que lhe iluminava o caminho da fé se lhe apagou há muito pelo sopro das tormentas da vida, plena de dores e desamparos; de silêncios e abandonos; de gritos perdidos nas areias dos desertos da fé que ferem o seu rosto cada vez que corajosamente o ergue e o fixa sem temor no rosto do Desconhecido, Presente, Silencioso………! Quantas vezes muitos de nós já escutaram estas palavras pelas ruas da vida por onde andamos? E mesmo sem as pronunciarem, elas ainda soam aos nossos ouvidos, abrigadas no coração, atiradas ali por alguém, com fúria, à nossa presença, nas respostas às provocações que sem desejarmos, deixamos no que somos e significamos para os que nos procuram como cristãos!!! A luz ali na nossa mão, e eles….. eles jamais a podem ver, talvez quem sabe, talvez porque ela não arde com a força que precisam para iluminar-lhes os caminhos para além da noite….!!! E nas fugas que nos tolhem a caminhada também, atiramos-lhes algumas centelhas de luz para que eles busquem, na promessa que acharão um dia o alimento que precisam para os seus corações…. É algo parecido com aquilo que fazemos tantas vezes aos que nos batem à porta e logo lhes metemos nas mãos algo e apressamos o encerrar das portas para que não entre no nosso comodismo e repouso da alma a inquietação da realidade do outro meu irmão que agora ali bateu à nossa porta…! “Vinde benditos de meu Pai…” …… Como nos alegra o coração e ao mesmo tempo envergonha a nossa alma tais palavras….Amar e amar de verdade é ter a ousadia de deixar entrar o outro bem dentro do nosso ser, do nosso sangue... Mas infelizmente habituamo-nos a olhar o outro com os olhos do mundo e tal como os outros que não conseguem ver a luz na sua plenitude, assim se passa connosco. Levamos a lâmpada nas mãos mas tropeçamos como cegos ao lado de outros cegos e ainda pretendemos ser liderança e guia para outros!!! Bem haja meu irmão, deixa que Cristo fale mais com a tua presença...Ele falará por ti, porque sei que Ele vive, sente e ama através de ti!

    ResponderEliminar

Ecos das minhas pegadas.
Para estar mais perto.